O LMIB (Laboratório de Macroinvertebrados Bentônicos) em parceria com Laboratório de Ecologia e Restauração de Áreas Degradadas (LERAD) está realizando uma pesquisa para avaliar a influência da sedimentação sobre a produtividade primária em rios e riachos em áreas reflorestadas e áreas não reflorestadas, correlacionando a diversidade de macroinvertebrados e macrófitas aquáticas com os atributos físico-químicos da água. A princípio vem sendo realizadas coletas sazonais (inverno/verão).

As áreas foram demarcadas com piquetes de madeira graduados com tinta vermelha, e posteriormente será avaliado o grau de sedimentação. Estão sendo selecionados pontos amostrais (trechos de rios e riachos) dos rios Ana Felícia, Tinguá, Boa Esperança e Iguassu. Estes rios ficam localizados no estado do Rio de Janeiro, no município de Nova Iguaçu, em uma área de Mata Atlântica. As áreas amostrais serão os pontos referência (ambientes minimamente impactados), pontos impactados por atividades agrícolas, e locais recém-florestados pela Entidade Ambientalista Onda Verde com diferentes datas de plantio. Todos esses pontos amostrais ficam localizados dentro e fora (área de amortecimento) da Reserva Biológica do Tinguá, e que por sua vez estão sujeitos a diferentes usos e ocupação da terra.

Projetos e Programas

A Onda Verde atua em diversos municípios com ações de educação ambiental, restauração florestal, apoio a pesquisas científicas, construções sustentáveis e fortalecimento de políticas públicas do setor ambiental para preservar a Mata Atlântica e os ecossistemas urbanos através dos seus projetos. Todas as ações visam à modificação de valores e de comportamentos, contribuindo para melhoria da qualidade de vida das pessoas e diminuição de impactos gerados no ambiente. Confiram os projetos já realizados e em execução.

Realizados Em Execução

Contato

 (21)  2779-4563

 ondaverde@ondaverde.org.br

Copyright © 2017 Entidade Ambientalista Onda Verde. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre liberado sob os termos da Licença Pública Geral GNU.