Para restaurar áreas degradadas e promover a inclusão social na região metropolitana do Rio de Janeiro, a ONDA VERDE DESENVOLVE PROJETOS E SERVIÇOS AMBIENTAIS que visam à conservação e restauração de áreas degradadas. Com o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica, ATENDE EMPRESAS que queiram contribuir para a neutralização das emissões de carbono, a conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade.

Para empresas que têm responsabilidade com o meio ambiente e desejam contribuir efetivamente para a conservação e restauração da Mata Atlântica, oferecemos os seguintes serviços:

  • Inventário florestal - é a base para o planejamento do uso dos recursos florestais, através dele é possível a caracterização de uma determinada área e o conhecimento quantitativo e qualitativo das espécies que a compõe.
  • Elaboração e execução de PRAD – Plano de Recuperação de Áreas Degradadas-  é um tipo de Estudo Ambiental que contém uma série de programas e ações que permitem minimizar o impacto ambiental causado por uma determinada atividade ou empreendimento.
  • Plantio de árvores nativas da Mata Atlântica
  • Monitoramento florestal - Mapeamento das áreas restauradas com o objetivo de
    Acompanhar o desenvolvimento das espécieis plantadas e a ocorrência de perdas e\ ou incêdios florestais.
  • Medidas compensatórias - Medidas tomadas pelos responsáveis pela execução de um projeto, destinadas a compensar impactos ambientais negativos, notadamente alguns custos sociais que não podem ser evitados ou uso de recursos ambientais não renováveis.

Os principais benefícios da Restauração Florestal são:

  • Reintrodução de espécies extintas localmente por meio do plantio de mudas nativas da Mata Atlântica.
  • Conservação da biodiversidade presente no bioma Mata Atlântica.
  • Manutenção de serviços ambientais com base na conservação de recursos, como água, solo e clima.
  • Combate ao aquecimento global, pois árvores absorvem carbono durante seu crescimento.
  • Conscientização da sociedade sobre a importância da recomposição florestal.
  • Geração de empregos diretos, entre reflorestadores, viveiristas e técnicos em educação e mobilização, com a capacitação mão de obra local para o preenchimento dessas vagas.

Projetos e Programas

A Onda Verde atua em diversos municípios com ações de educação ambiental, restauração florestal, apoio a pesquisas científicas, construções sustentáveis e fortalecimento de políticas públicas do setor ambiental para preservar a Mata Atlântica e os ecossistemas urbanos através dos seus projetos. Todas as ações visam à modificação de valores e de comportamentos, contribuindo para melhoria da qualidade de vida das pessoas e diminuição de impactos gerados no ambiente. Confiram os projetos já realizados e em execução.

Realizados Em Execução

Contato

 (21)  2779-4563

 ondaverde@ondaverde.org.br

Copyright © 2017 Entidade Ambientalista Onda Verde. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre liberado sob os termos da Licença Pública Geral GNU.