Município

Nova Iguaçu – Rio de Janeiro

Ano de vigência do projeto

2014 – 2016

Período de realização

18 Meses

O projeto Centro de Ecologia e Educação para Economia Criativa é um espaço sustentável, criativo e colaborativo. Foi criado para a construção de diálogos capazes de motivar mulheres de todas as idades que desejam se tornar empreendedoras no mundo da economia criativa, construindo novos caminhos na luta por seus direitos e pela preservação do planeta.

O projeto do prédio sustentável foi pensado para atender à demanda por informação e conhecimento dos jovens da Baixada Fluminense sobre novas tecnologias, serviços, materiais e produtos sustentáveis que podem ser utilizados em novas construções (casas e prédios), mas que ainda não se encontram disponíveis, de forma acessível, em um único lugar.

Neste espaço já realizamos 60 cursos e recebemos 4.000 jovens estudantes do ensino fundamental, e 600 estudantes universitários dos cursos de engenharia, arquitetura, dentre outros.

Com 240m², o prédio sustentável está dividido em três módulos: Casa E³ – Eficiência Energética e Educadora; Loja de Comércio Justo e o Estúdio de Economia Criativa.

A Casa E³ é um espaço para visitação pública e aulas de educação ambiental sobre construções sustentáveis, composta por: uma central solar fotovoltaica, com potência nominal de 2,48 kWp, 9 painéis solares capazes de produzir anualmente 3,46 MWh/ano, e uma central eólica com potencial nominal de 1,0kW; vidros de autoeficiência energética; lâmpadas LED; jardim vertical e telhado verde; paredes de Drywall com isolamento térmico e acústico com lã de PET reciclada; capitação de água de chuva; sistema de Biodigestor; louças e metais com baixo consumo de água; e pisos e revestimentos com selo sustentável.    

A proposta é permitir que os visitantes possam ver, sentir, tocar e perceber os benefícios dos produtos, serviços e tecnologias de uma indústria moderna e sustentável que investe no bem-estar do homem e do planeta. O sistema construtivo sai na frente, com a estrutura pré-fabricada que usa contêineres descartados pelo comércio marítimo, possibilitando a diminuição de resíduos no processo construtivo, além de redução nos custos e do tempo de execução.

A Loja de Comércio Justo apoia a prática de consumo responsável, tendo como base os princípios da economia solidária. É um espaço para comercialização de produtos sustentáveis de diversos atores sociais e cooperativas de mulheres e homens que lutam por um comércio justo e solidário. Assim, fortalece a cadeia produtiva entre as comunidades empreendedoras e o consumidor consciente, permitindo uma ação mais crítica e proativa dos consumidores preocupados com a qualidade de vida e a preservação do ambiente.

O Estúdio de Economia Criativa é o espaço onde ocorrem as atividades de formação das jovens mulheres. Um lugar inovador e criativo para aulas, oficinas, cursos, seminários, workshops e encontros temáticos. Nesse espaço, foram criados os instrumentos para a inclusão das mulheres de todas as idades, integrando o passado, o presente e o futuro de forma harmoniosa na busca de soluções que ofereçam alternativas com potencial transformador e em sinergia com políticas públicas.

A primeira capacitação oferecida pelo espaço foi o Curso de Economia Criativa, desenvolvido para qualificar e desenvolver criativamente 100 jovens mulheres, de 16 a 21 anos, que vivem na região metropolitana do Rio de Janeiro, município de Nova Iguaçu. Sua principal proposta foi a de oferecer alternativas com potencial transformador, a partir de ações práticas no campo dos direitos humanos, da equidade de gênero, do ambiente, da economia criativa e da cidadania. O curso teve a carga total de 720 horas, distribuídas nos seguintes módulos:

Módulo Direitos Humanos e Cidadania 

Conteúdo:

Autoestima; Direitos da mulher estabelecidos pela ONU; Lei Maria da Penha; Corpo e sexualidade; Doenças da mulher e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs); Direitos Humanos; Modelos de família – planejamento familiar.

Objetivo:

Promover o empoderamento feminino por meio de conteúdos sobre direitos humanos com enfoque em direitos da mulher, bem como fortalecer a autoestima individual e coletiva.

Profissionais envolvidos / Empresa

Empresa: Instituto NOOS.

Profissionais das áreas de psicologia, serviço social, pedagogia e ciências sociais -  Adriana Motta; Maria Alice de Carvalho; Flora Moama Van Beuque; Rosimere Souza; Ranúsia dos Santos; Rosilene Ribeiro; Monique Brito; Alan Bronz; Cintia Rangel; Iane Franco.

Conceito Crítico

Conteúdo  

Criatividade e inovação; Economia criativa.

Objetivo

Despertar o olhar para soluções inovadoras e economicamente viáveis.

Profissional envolvido / Empresa

Gabriel Gomes

Módulo Comunicação e Expressão

Conteúdo

Design editorial; Criação e redação publicitária; Técnica de comunicação e oratória; Escrita e redação.

Objetivo

Desenvolver habilidades de escrita e oratória voltadas para o mercado de trabalho.

Profissionais envolvidos / Empresa

Lucas Djahjah (Rastro); Eric Eustáquio (Shoot The Shit); Carolina Bergier (Casa Soul); Karina Miotto (GOMA); André De Virgillis (Rastro).

Conceito Financeiro

Conteúdo

Empreendedorismo criativo; E-commerce; Workshop criativo.

Objetivo

Despertar o olhar para novas formas de trabalho e empreendedorismo.

Profissionais envolvidos / Empresa

Vinicius Machado, Marina Nicolaiewsky, Marcos Salles (Carioteca); Carolina Bergier (Casa Soul).

Módulo Arquitetura da Imagem

Conteúdo

Fotografia Digital; Cinema – Produção e edição de filmes.

Objetivo:

Desenvolver percepção e habilidades para aplicabilidade de imagens.

Profissionais envolvidos / Empresa

Flavio Lara (fotográfo); Andressa Lippy; Raphael Germano (No Alvo); Gustavo Felman (GOMA).

Design Criativo

Conteúdo

Laboratório de Criação de moda; Design sustentável; Oficina de biojóias; Ecobag.

Objetivo:

Promover e despertar a criatividade e o pensar criativo na geração de ideias para uma economia sustentável.

Profissionais envolvidos / Empresa

Dani Zanardo (designer de moda, trendI247); Anne Melo (GOMA).

Módulo Acessoria em Mídias Sociais

Conteúdo

Marketing digital; Assessoria em mídias sociais; Comunicação organizacional; Oficina Montagem de blog’s e posts.

Objetivo

Desenvolver uma visão estratégica de comunicação com o mercado em meios digitais.

Profissionais envolvidos / Empresa

Lucas Djahjah (Rastro); Eric Eustáquio (Shoot The Shit); André De Virgillis (Rastro).

Módulo Computação Gráfica

Conteúdo

Photoshop básico

Objetivo

Apresentar aos alunos os primeiros conceitos e nomenclaturas necessárias para o entendimento de computação gráfica aplicada ao mercado.

Profissional envolvido / Empresa

Elisa Ferreira (GOMA).

Projetos e Programas

A Onda Verde atua em diversos municípios com ações de educação ambiental, restauração florestal, apoio a pesquisas científicas, construções sustentáveis e fortalecimento de políticas públicas do setor ambiental para preservar a Mata Atlântica e os ecossistemas urbanos através dos seus projetos. Todas as ações visam à modificação de valores e de comportamentos, contribuindo para melhoria da qualidade de vida das pessoas e diminuição de impactos gerados no ambiente. Confiram os projetos já realizados e em execução.

Realizados Em Execução

Cursos

  • Curso Teste 1
  • Curso Teste 2
  • Curso Teste 3
  • Curso Teste 4

Contato

 (21)  2779-4563

 ondaverde@ondaverde.org.br

Copyright © 2017 Entidade Ambientalista Onda Verde. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre liberado sob os termos da Licença Pública Geral GNU.