Município

Rio de Janeiro

Ano de vigência do projeto

2006 – 2007

Período de realização

12 Meses

O projeto teve por iniciativa os preceitos das metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o milênio, reunindo atividades de geração de renda, preservação ambiental e preconizando a parceria entre setor público e privado para o desenvolvimento de tecnologias na Comunidade de Pescadores de Marcílio Dias.

Para a implantação do projeto, foram feitas obras de reformas e infraestrutura com a finalidade de melhorar as condições de trabalho dos atores envolvidos na atividade pesqueira e a criação de um Centro de Aprendizagem Permanente. O Centro é espaço de aprendizado e troca de experiências, que valoriza e fixa o pescador em sua atividade profissional, incentivando a pesca na comunidade, resgatando a cultura, estimulando a organização social e o envolvimento dos jovens e das mulheres nas atividades da comunidade.

Público-alvo

  • 150 pescadores beneficiados diretamente, e toda a comunidade de Marcílio Dias, indiretamente.
  • Mulheres e jovens da comunidade, o foco das atividades de resgate e autoestima, profissionalização e organização.
  • Comunidade Marcílio Dias, com atividades de capacitação e cultura no Centro de Aprendizagem Permanente aberta a todos que desejaram participar.

Resultados alcançados

  • Realização de obras de reforma e infraestrutura nas dependências do Centro Comunitário.
  • Criação do Centro de Aprendizagem Permanente (CAP).
  • Cursos de capacitação e formação de uma Associação de Pescadores.
  • Identificação e articulação com mercados consumidores locais, regionais e ou pontuais.

Parcerias

Ibama RJ, Petrobras, Instituto Terra de Preservação Ambiental, Associação Barsileira de Mulheres Pescadoras, Marcoop, Seap (Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca).

Projetos e Programas

A Onda Verde atua em diversos municípios com ações de educação ambiental, restauração florestal, apoio a pesquisas científicas, construções sustentáveis e fortalecimento de políticas públicas do setor ambiental para preservar a Mata Atlântica e os ecossistemas urbanos através dos seus projetos. Todas as ações visam à modificação de valores e de comportamentos, contribuindo para melhoria da qualidade de vida das pessoas e diminuição de impactos gerados no ambiente. Confiram os projetos já realizados e em execução.

Realizados Em Execução

Contato

 (21)  2779-4563

 ondaverde@ondaverde.org.br

Copyright © 2017 Entidade Ambientalista Onda Verde. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre liberado sob os termos da Licença Pública Geral GNU.